As casas de apostas esportivas patrocinam 81,3% dos times que disputam a edição atual da Série A1 do Campeonato Paulista. Das 16 equipes participantes, 13 têm parceria comercial com empresas do setor. Inter de Limeira, Portuguesa e São Bernardo são as exceções. Entre os times no Paulistão, 31,3% têm patrocínio máster com casas de apostas, como:
- Botafogo (EstrelaBet);
- Ferroviária (Betnacional);
- Ituano (Betfast.io);
- Santos (Pixbet)
- São Paulo (Sportsbet.io).
O CEO da PixBet, Ernildo Júnior, comentou sobre os objetivo da casa de apostas: “Sempre fez parte do planejamento estratégico da Pixbet estar visível nos principais torneios estaduais do futebol brasileiro. O Campeonato Paulista, a exemplo de outros de mesma importância e tamanho, é uma das principais vitrines para o nosso posicionamento de marca, trazendo credibilidade e nos possibilitando atingir o maior número possível de pessoas”.
No Paulistão, as empresas de apostas esportivas dominam os patrocínios másters nas camisas dos times. Em segundo lugar, está o setor de bebidas com três patrocínios (Água Santa, Mirassol e Red Bull Bragantino); financeiras com dois (Palmeiras e São Bernardo); e saúde, também com dois (Portuguesa e Santo André).
Outros setores ocupam o espaço de patrocínio de apenas uma camisa: energia (Inter de Limeira), funerária (São Bento), relógios (Guarani) e farmacêutica (Corinthians).
Clubes paulistas na série A do Brasileirão
Dos 5 clubes que jogarão a Série A do Brasileirão em 2023, 100% contam com patrocínios de plataformas de apostas esportivas, sendo eles: São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras e Red Bull Bragantino.
A disputa entre as casas de apostas para patrocinar equipes de futebol está acirrada e o mercado é bastante competitivo. As empresas estão buscando aumentar sua exposição e visibilidade através de parcerias com grandes equipes do futebol nacional.
O próprio Campeonato Paulista também tem o apoio de empresas de apostas. Com a falta de exclusividade do setor, quatro empresas patrocinam a competição: Betano, Betnacional, Esportes da Sorte e Parimatch.
Ambas, a Betnacional e a Esportes da Sorte, também dão suporte a times que participam do campeonato. A Betnacional, além de ser patrocinadora principal da Ferroviária, também investe no clube São Bento.
Casas de apostas também patrocinam o próprio campeonato
Já a Esportes da Sorte mantém uma parceria com o Guarani. A empresa ainda tem uma colaboração com o Novorizontino, que compete na Série A2 do Campeonato Paulista e na Série B do Campeonato Brasileiro.
O CEO da Esportes da Sorte comentou sobre a parceria: “Sabemos da representatividade do Paulistão em termos de visibilidade e do quanto essa publicidade é capaz de atingir diferentes tipos de públicos e nichos. Resolvemos investir em parceria com a Federação Paulista de Futebol, pois entendemos que essa junção traz também credibilidade e transparência, que é algo que nos move”.
A disputa entre as casas de apostas para patrocinar equipes de futebol está acirrada e o mercado é bastante competitivo. As empresas estão buscando aumentar sua exposição e visibilidade através de parcerias com grandes equipes do futebol nacional.