Com aprovação dos seus clubes, Liga Forte Futebol publica modelo de divisão de receita

A Liga Forte Futebol (LFF) divulgou, nesta segunda-feira (27), o modelo de distribuição de receitas da Liga Brasileira que acredita ser o mais forte e competitivo para o futebol do país.

Aprovado pelos clubes e acordado com a Serengeti Asset Management e Life Capital Partners, ele já consta nos documentos formalizados entre LFF e os investidores.

No modelo proposto, existe a distribuição de receitas para as Séries A, B e C do futebol brasileiro, equilíbrio na divisão das receitas, mobilidade, fair play financeiro e governança.

A LFF destaca que o seu interesse é “pela formação de uma liga no Brasil com a participação de 40 clubes, e que por isso continua aberta ao diálogo com todas as agremiações que tenham interesse na formatação de um modelo que fortaleça o futebol no país, no intuito de criar uma liga que possa se tornar uma das três maiores do mundo”.

Pelo modelo, a diferença máxima de receita entre clube que recebe a maior receita e o clube de menor receita pela LFF será de 3,5x, em qualquer cenário. Ou seja, se o clube de menor receita receber 100, o clube de maior receita não poderá receber mais do que 350.

Os clubes são ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense e Vila Nova.

Modelo Liga Forte Futebol

Divisão das receitas entre as Séries A, B e C:

Por entender que “o fortalecimento das Séries B e C é fundamental para o crescimento do futebol brasileiro”, a LFF definiu que suas receitas serão compartilhadas da seguinte forma, independentemente de como sejam comercializados os direitos:

● Série A: 80%

● Série B: 18%

● Série C: 2%

Critérios de divisão na Série A:

● 45% igualitário

● 30% performance em campo

● 25% apelo comercial

Performance em campo: foi estabelecida previamente uma tabela com os percentuais que os clubes recebem da receita em cada uma das posições da tabela.

Apelo comercial: foi usada a audiência média, ponderada pelo investimento de cada emissora de TV/serviço de streaming para definir um ranking de clubes. Esses clubes ordenados pelo ranking são distribuídos em uma tabela previamente estabelecida com percentuais de receita para cada posição do 1° ao 20° em termos de audiência.

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