Agremiações importantes estão sofrendo nos estaduais e, com isso, precisarão usar outras vias para conseguir vaga na competição nacional, que tem novos critérios de classificação
A Copa do Brasil de 2023 está apenas em sua segunda fase, mas a disputa do próximo ano já está sendo edificada com as classificações de diversas equipes por meio de campeonatos estaduais de todo o Brasil. Por outro lado, clubes tradicionais estão ficando pelo caminho em suas respectivas competições locais e vivem um verdadeiro drama com a possibilidade de ficarem fora do torneio de futebol mais democrático do país, como são os casos de Botafogo, Corinthians, Santos, São Paulo e Vitória, por exemplo.
Novos critérios da Copa do Brasil
No fim do ano passado, a CBF mudou o regulamento da Copa do Brasil, trazendo alterações importantes nos critérios de classificação para a competição. A entidade acabou extinguindo as vagas para o torneio por meio do Ranking Nacional de Clubes (RNC). Essa medida valorizou as federações estaduais, uma vez que grande parte dos times — 80, de 92 —, a partir deste ano, já para a competição da próxima da temporada, confirmam vaga no torneio pelas disputas locais.
As 12 vagas restantes serão distribuídas para os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde, da Série B do Campeonato Brasileiro, para os times classificados para a Libertadores, e as restantes serão disponibilizadas para os clubes melhor classificados na Série A do Brasileirão, excetuando-se os que já se enquadrarem nos casos anteriores.
Clubes tradicionais na berlinda
Times importantes de todo o Brasil, eliminados precocemente de seus respectivos estaduais, já estão roendo as unhas e focados em outras situações para conseguir beliscar uma vaga na Copa do Brasil de 2024.
O Corinthians, por exemplo, foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista pelo Ituano, e, assim, não tem mais chances de conseguir a vaga por meio do estadual.
Os corintianos têm quatro caminhos para conquistar o passaporte para a Copa do Brasil de 2024 sem depender de terceiros: 1) disputar e vencer a Copa Paulista; 2) encerrar a Série A do Brasileirão dentro da zona de classificação à Libertadores; 3) ser campeão da Copa do Brasil deste ano; ou 4) ser campeão da Libertadores deste ano.
Situação bem parecida vivem o Santos e o São Paulo, que tem colocação suficiente no RNC para chegar à Copa do Brasil se o critério ainda fosse o antigo, mas não poderão usar esse recurso para a próxima temporada. Como foram eliminados do Campeonato Paulista — o Peixe na fase de grupos, e o Tricolor nas quartas de final —, precisarão buscar o passaporte por outros meios.
Assim como o Corinthians, o Peixe e o Tricolor também podem conseguir a vaga por meio do título da Copa Paulista deste ano, se encerrarem o Brasileirão dentro da zona de classificação para a Libertadores e conquistando o título da Copa do Brasil de 2023. Mas, diferentemente do Timão, os santistas e os são-paulinos não têm a chance de se classificarem para a competição nacional do próximo ano por meio da Libertadores, já que não disputam a competição intercontinental nesta temporada.
Fazendo a ponte aérea para o Rio de Janeiro, após uma eliminação precoce no Campeonato Carioca, restou ao Botafogo ter pela frente a Taça Rio, disputada entre os times que ficaram da quinta à oitava colocação na primeira fase do estadual. Mas a competição secundária tem um significado maior agora para o Alvinegro da Estrela Solitária. Isso porque, como o Glorioso ficou fora das semifinais do estadual, restou a obrigação de conquistar o título da Taça Rio para garantir o passaporte para a Copa do Brasil.
Na própria Série A, outros dois times ainda não confirmaram passaporte para a Copa do Brasil de 2024: o Cuiabá e o Fortaleza. O time do Mato Grosso, que está nas semifinais do estadual, pode ir à Copa do Brasil de três formas: 1) chegando à final do mato-grossense; sendo campeão da Copa Verde; ou 3) indo à Libertadores de 2024. Já a equipe cearense tem quatro maneiras diferentes de obter a vaga: 1) chegando à decisão do Cearense; 2) sendo campeão da Copa do Brasil deste ano; 3) conquistando a Copa do Nordeste; ou 4) indo novamente para o principal torneio sul-americano de futebol do continente.
Por todo o Brasil, equipes tradicionais também vivem fortes dramas, como são os casos do Vitória, que precisa conquistar a Série B para ganhar uma vaga, e do Sampaio Corrêa, que agora torce para o Maranhão vencer o segundo turno do Campeonato Maranhense para conseguir ir à Copa do Brasil de 2024.
No interior de São Paulo, equipes como Botafogo-SP, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta, que disputarão a Série B de 2023, se agarram a duas chances para firmar passaporte no campeonato de mata-mata: vencer a Segundona ou conquistar a Copa Paulista.
Por outro lado, há outros clubes tradicionais, mas de divisões inferiores, que já ficaram fora da Copa do Brasil de 2024 e não têm nenhuma alternativa para confirmar vaga no torneio. São os casos do Campinense, da Paraíba, e do CSA, de Alagoas.
Fonte: Globo (GE)