A empresa BlueCo, pertencente ao empresário norte-americano Todd Boehly, proprietário do Chelsea, anunciou a aquisição do clube francês Strasbourg, clube da Ligue 1.
No início deste ano, Marc Keller, presidente do Strasbourg, confirmou que estava negociando diretamente com Todd.
Embora a porcentagem exata adquirida pela consorciada não tenha sido oficialmente divulgada, o investimento de € 75 milhões garantirá uma participação majoritária, aproximadamente 100%. Keller permanecerá como presidente do Strasbourg e supervisionará a reforma do estádio do clube.
“É um dia importante para o Racing. Ainda que não houvesse urgência financeira, sabíamos que tínhamos atingido o teto do nosso modelo e que, se quiséssemos continuar evoluindo o Racing e projetá-lo a uma nova dimensão, necessariamente deveríamos estar acompanhados de uma estrutura sólida capaz de apoiar o nosso desenvolvimento e a nossa ambição”, declarou Keller, em comunicado.
“Esse acordo é um novo capítulo na história do Racing (Club Strasbourg Alsace), pois o consórcio se compromete a acelerar os investimentos sustentáveis no crescimento do clube, inclusive nos times principais e na categoria de base, na continuidade do projeto implementado por Marc Keller, que seguirá presidente do clube, apoiado por sua atual equipe administrativa”, declarou o consórcio.
Na temporada 2022/23, o Strasbourg encerrou o Campeonato Francês em 15º lugar, apenas duas posições acima da zona de rebaixamento.
Internamente, o Chelsea começou a discutir o modelo de múltiplos clubes como uma maneira de garantir o desenvolvimento e intercâmbio de jogadores. O Grupo City, que inclui equipes como o Manchester City e o Bahia, é um dos principais exemplos globais. A 777 Partners também se destaca, administrando o Vasco da Gama, o Hertha Berlin (da Bundesliga), o Genoa (da Itália), o Standard Liège (da Bélgica), o Red Star (da terceira divisão francesa), além do Sevilla (da Espanha) e do Melbourne Victory (da Austrália).
Desde a conclusão da aquisição, os Blues, sob a liderança do presidente Todd Boehly, investiram mais de £ 650 milhões em novas contratações.