Mais líder do que nunca: seguro na defesa, Botafogo muda postura no intervalo e abre caminho rumo ao título

Com uma vitória sobre o Grêmio, com dois gols marcados na segunda etapa, em Porto Alegre, o Botafogo dissipou qualquer incerteza sobre suas perspectivas nesta temporada. De fato, suas chances de se tornar campeão do Campeonato Brasileiro estão se tornando cada vez mais concretas. Agora, a equipe detém uma vantagem de dez pontos em relação ao segundo colocado.

Até então, o Tricolor permanecia invicto em casa em 2023. No entanto, os jogadores sob o comando interino de Cláudio Caçapa estão demonstrando um desempenho imbatível. A sólida defesa formada por Lucas Perri, Adryelson e Victor Cuesta frustrou grande parte dos ataques de Luís Suárez e seus colegas, que também desperdiçaram várias oportunidades de gol. No primeiro tempo, o Alvinegro suportou 12 finalizações adversárias.

Caçapa percebeu que a equipe estava rendendo abaixo do esperado, principalmente devido à tentativa de manter a posse de bola e avançar com passes até a área, mas sem sucesso devido à marcação intensa. Por isso, ele optou por fazer substituições, trazendo Matías Segovia e Marçal, este último retornando após se recuperar de uma lesão no joelho. Essas mudanças buscaram dar um novo impulso ao time.

A atitude da equipe mudou e, consequentemente, o placar também. Eduardo passou a ter mais opções para criar e se destacar no ataque. Foi dessa forma que o Botafogo abriu o placar. A jogada começou com a disputa entre Segovia e Bruno Alves, e Di Plácido, muito envolvido no jogo, fez um cruzamento para o camisa 33 na entrada da área. Gol para o Botafogo e uma explosão de alegria por parte da torcida presente na Arena.

Marlon Freitas mostrou sua combatividade enquanto a equipe era pressionada e demonstrou sua versatilidade ao avançar mais no ataque – essa mudança se tornou possível com a entrada de Danilo Barbosa, que passou a proteger a defesa. O número 17 combinou passes com Segovinha, envolveu a defesa adversária, avançou até a linha de fundo e fez um cruzamento perfeito para Carlos Alberto fechar o placar com o último gol da partida.


A terceira chance ocorreu aos 28 minutos, quando o atacante uruguaio percebeu que Perri estava adiantado e tentou um gol por cobertura, porém o goleiro se recuperou rapidamente e conseguiu evitar o gol do Grêmio. Já era evidente que aquele dia era destinado à estrela do Botafogo brilhar mais uma vez, assim como a melhor defesa do Campeonato Brasileiro.

Os cânticos de “olé” ecoaram pelos cerca de mil torcedores botafoguenses presentes na Arena, mesmo enquanto a bola ainda estava em jogo no final da partida, destacando o alto nível alcançado pelo Glorioso no Campeonato Brasileiro. Apesar das dificuldades enfrentadas no primeiro tempo, a equipe tinha plena consciência de que possuía recursos para superar os obstáculos e ir além.

E pode ir além. O Botafogo ampliou sua liderança para 10 pontos e já venceu quatro dos cinco adversários diretos do G6 – agora é a vez de enfrentar o Red Bull Bragantino. Não há razões para duvidar do potencial do Botafogo.

Fonte Ge (Globo)

Últimas Notícias

Relacionados