O ex-técnico de futsal Fernando Ferretti faleceu na manhã desta quarta-feira (12), aos 69 anos. Ele passou por grandes clubes no Brasil e foi considerado um dos melhores treinadores do mundo. Fernando estava internado em um hospital de Joinville, mas a causa da morte não foi divulgada.
Durante sua carreira, o técnico fez passagens vitoriosas por clubes, como Jaraguá, Joinville, Santos e Sorocaba. No futsal feminino, foi coordenador-técnico do Leoas da Serra, de Lages.
O Joinville, um dos clube treinado por Fernando Ferretti, se manifestou em homenagem ao profissional.
“O JEC Futsal lamenta profundamente o falecimento do treinador multicampeão Fernando Ferretti. O técnico esteve à frente da equipe joinvilense de 2012 a 2014, período em que conquistou a Superliga e 3 campeonatos estaduais. Desejamos força aos familiares e amigos nesse momento difícil. Os seus ensinamentos e contribuições para a nossa modalidade continuarão vivos eternamente”, declarou o time em nota.
Fernando Ferretti foi um técnico de futsal brasileiro que comandou o maior jogador da história do esporte, Falcão, por parte significativa de sua carreira. A dupla conquistou seu maior sucesso no Jaraguá, onde conquistou quatro edições da Liga Nacional. Falcão se referiu a Ferretti como “pai” e se despediu dele nas redes sociais.
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) lamentou a morte do técnico Fernando Ferretti:
“A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) vem por meio desta manifestar profundo pesar pelo falecimento de Fernando Ferretti, ex-treinador da Seleção Brasileira de Futsal, ocorrido no dia 12/07/2023”.
“A CBFS reconhece e agradece a contribuição de Ferretti para o futsal brasileiro e mundial. Seu trabalho incansável como treinador e seu compromisso com a excelência técnica deixaram marcas indeléveis na história do esporte. Sua liderança inspirou gerações de atletas e técnicos, contribuindo para o fortalecimento e popularização do futsal”.
“Em virtude desse triste acontecimento, a Presidência da CBFS decreta luto oficial de cinco dias em homenagem a Fernando Ferretti. Além disso, será realizado um minuto de silêncio em todas as partidas da rodada das competições nacionais, como forma de expressar nosso respeito e reconhecimento pelo legado deixado por Ferretti” continuou a nota da entidade.
Durante sua passagem na seleção brasileira Ricardo Ferretti, conquistou cinco ligas nacionais da modalidade, além de, 11 edições da Taça Brasil de Clubes Muitos desses títulos foram conquistados pelo Jaraguá, onde treinaram craques como Falcão. Além disso, Ferretti também atuou em Santa Catarina à frente do Joinville.
Fonte Ge (Globo)