O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (28), no Palácio dos Bandeirantes, que pretende implementar a loteria estadual de São Paulo, com o objetivo de financiar as Santas Casas no estado. A expectativa do governo de São Paulo é que a loteria seja implementada no ano que vem.
O anúncio da criação da loteria estadual para financiar as Santas Casas foi realizado no lançamento da nova Tabela SUS Paulista, anunciada pelo secretário de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, nesta segunda-feira.
Durante o evento, o governador do estado Tarcísio de Freitas declarou que “é o primeiro grande passo estrutural que estamos dando na Saúde” e que “não dá para esperar o reajuste nacional São Paulo sempre conduziu, sempre foi exemplo e vai ser mais uma vez”.
Em seguida, o governador afirmou que no próximo ano deverá ser implementada a Loteria Estadual para ajudar a financiar as Santas Casas do Estado de São Paulo.
“Ano que vem nós vamos fazer a nossa loteria, vamos botar a nossa para rodar. E tal qual a Santa Casa de Lisboa que é financiada há mais de 200 anos com uma loteria, o recurso da loteria irá todo para a saúde”, declarou Tarcísio.
Vale lembrar que no final de junho, o governador Tarcísio de Freitas, juntamente com uma comitiva do governo estadual, visitou a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para conhecer o modelo de financiamento da instituição por meio das loterias em Portugal. Em seguida, o governador afirmou que no próximo ano deverá ser implementada a Loteria Estadual para ajudar a financiar as Santas Casas do Estado de São Paulo.
Em funcionamento há 525 anos, a Santa Casa de Lisboa se destaca na Europa pela defesa de causas sociais e modelos criativos de financiamento. Um deles é justamente a operação das loterias portuguesas para custeio e investimento em saúde. Em 2020, a receita proveniente de produtos lotéricos e prestação de serviços representou mais de 85% dos rendimentos da instituição.
Em São Paulo, a concessão de futuros serviços lotéricos locais está em fase de reestruturação de projetos no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP). Entre as modelagens possíveis do projeto, está a aplicação de parte das receitas lotéricas para o investimento direto em serviços públicos essenciais, assim como acontece na Santa Casa de Lisboa.
O governador de São Paulo já havia defendido a criação da Loteria Paulista durante sua participação no Flow Podcast, no dia 09 de agosto. Na época, o governador defendeu a criação da loteria visando a geração de receita e equilíbrio fiscal para o estado.