Neste domingo (10), o Corinthians venceu a Ferroviária por 2 a 1 na Neo Química Arena, em São Paulo, e conquistou o quinto título do Brasileirão Feminino.
O Corinthians recebeu o Ferroviária em casa, neste domingo pela final do Brasileirão Feminino 2023. Esta foi a segunda vez que as equipes se enfrentaram numa decisão de Brasileiro. Em 2019, o retrospecto foi diferente. Na ocasião, a equipe de Araraquara derrotou o Corinthians e conquistou o bicampeonato.
Jheniffer e Tamires marcaram os gols do Corinthians que garantiram a vitória do clube, que ampliou sua hegemonia no país, com cinco taças da competição, sendo a quarta seguida.
Apesar da vitória o Timão não começou bem a partida, vendo o Ferroviária marcar o primeiro gol aos 10 minutos do primeiro tempo. Quando na primeira grande oportunidade da Ferrinha no jogo, Barrinha cruzou na cabeça de Mylena Carioca, que só desviou para abrir o placar.
O jogo final recebeu o maior público da história da competição, foram 42.556 pessoas presentes, o que representa um recorde entre jogos de clubes da América do Sul.
Além do grande número de público, a final teve a maior do futebol feminino de clubes no Brasil com a renda bruta de R$ 920.125,90, superando em cerca de R$ 20 mil a renda da final do ano passado.
Esta foi a segunda vez que as equipes se enfrentaram numa decisão de Brasileiro. Em 2019, o retrospecto foi diferente. Na ocasião, a equipe de Araraquara derrotou o Corinthians e conquistou o bicampeonato.
Saída de Arthur Elias
O título marca também a despedida do técnico Arthur Elias da Neo Química Arena. O treinador, que chegou ao seu 15º título em oito temporadas na equipe, deixará o cargo após a disputa da Libertadores, em outubro, após ser escolhido pela CBF para assumir a seleção brasileira.
Em seu último jogo pelo Corinthians na Neo Química Arena, o técnico ganhou um mosaico como forma de agradecimento da torcida do time.