Ministro do Esporte anuncia criação de diretoria de eSports

O ministro do Esporte, André Fufuca (PPMA), empossado na quarta-feira (13), anunciou em entrevista ao Globo Esporte nesta quinta-feira, a criação de uma diretoria ligada aos eSports. A ação do novo ministro diverge da visão de sua antecessora, a ex-ministra do Esporte, Ana Moser, que afirmou que os jogos eletrônicos não são um esporte.

Na época, a fala da então ministra do governo Lula (PT), repercutiu mal entre a comunidade dos eSports, que têm visão divergente da apresentada pela ex-ministra e consideram que a modalidade é, sim, um esporte.

O anúncio da criação da diretoria demonstra que a nova gestão do ministério reconhece que a indústria dos esportes eletrônicos vem crescendo e movimentando valores substanciais, fatos que motivaram a criação de uma área dedicada aos eSports.

“Tenho uma visão um pouco diferenciada em relação a esse assunto. A gente considera, sim, os esports como um esporte. A gente vê a capacidade e amplitude que ele tem. Você pode ver a quantidade de torneios que tem em território nacional. É impossível fechar os olhos em relação a essa temática e nós iremos, sim, tratar como esportes, como eu acho que deva ser”, disse o ministro.

Durante sua posse, André Fufuca disse que no momento a qualidade do esporte no Brasil é de “quase zero”. Na sua fala, o novo ministro falava sobre a necessidade de fazer uma revolução esportiva, mas para isso era preciso diminuir a disparidade masculina e feminina.

Fonte: Ge (Globo)

Últimas Notícias

Relacionados