A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) deu entrada com consultadas na CVM, órgão governamental que fiscaliza o mercado de capitais e na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), após o uso da marca dos clubes que compõem a Libra, pelas investidoras XP e Life Capital Partners (LCP), da Liga Forte Futebol (LFF). A informação foi publicada primeiro pela coluna de Lauro Jardim, no O Globo.
Os 17 clubes que compõem a Libra, publicaram uma nota oficial em conjunto na manhã desta sexta-feira (15). Questionando as investidoras pelo uso das imagens dos clubes em material publicitário.
No material de divulgação, as gestoras de investimentos exibem os escudos e nomes dos clubes que fazem parte da Libra, sem qualquer relação com a Liga Forte Futebol ou esse fundo.
O fundo Sports Media Futebol Brasileiro foi idealizado pela XP e visa captar R$ 800 milhões com investidores no mercado para compra de direitos de TV da LFF no Brasileiro da Série A.
Na visão da Libra, o uso da marca dos clubes pode induzir o torcedor de seus clubes a acreditar que estão investindo em direitos desses times quando não é o caso.
“No material distribuído à imprensa, e que contém a informação notória e destacada de que trata-se de um “material publicitário”, portanto de uso institucional e comercial, há a aplicação não autorizada das marcas e emblemas dos membros da Libra”, diz a nota oficial.
Assinam a nota ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.
Fonte: ge (Globo)