Copa do Mundo 2030 será disputada em 3 continentes

A Copa do Mundo FIFA 2030 será disputada pela primeira vez em três continentes. Ao todo, a edição de 2030 contará com jogos em 6 países, 3 da América do Sul, 2 da Europa e 1 país da África. Revelou o presidente da Conmebol.

Na manhã desta quarta-feira (04), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, confirmou que a Copa do Mundo, em 2030, será realizada em 6 países, segundo Domínguez, a abertura da Copa será realizada na América do Sul, com Uruguai, Argentina e Paraguai sediando as primeiras partidas do Mundial.

“Acreditamos sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do Mundial Centenário”,compartilhou o dirigente da entidade na sua conta no X.

A abertura da Copa do Mundo 2030 será realizada em Montevidéu, capital do Uruguai, o local escolhido para a primeira disputada da Copa de 2030, foi o estádio onde tudo começou, o Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo FIFA.

As sedes principais da competição serão Portugal, Espanha e Marrocos, onde ocorreram as demais partidas do Mundial de 2030. O Local da final da competição não foi anunciado, nem as cidades que vão receber os jogos, apenas a abertura, em Montevidéu foi anunciada.

Anuncio da FIFA

Após a publicação de Domínguez, a FIFA confirmou a informação e anunciou o evento. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, destacou o momento geopolítico atual e enfatizou a necessidade de união: “Num mundo dividido, a FIFA e o futebol estão a unir-se”, disse.}

“O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada”, disse Infantino.

“O Conselho da FIFA também concordou por unanimidade que a única candidatura para acolher o Campeonato do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha”, acrescentou o Presidente da FIFA.

“Dois continentes – África e Europa – unidos não apenas numa celebração do futebol, mas também no fornecimento de uma coesão social e cultural única. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”, continuou.

Copa do Mundo FIFA 2034

No pronunciamento, a FIFA também anunciou o lançamento do processo de licitação para a Copa do Mundo FIFA 2034. Foi acordado que, em linha com o princípio da rotação das confederações e de garantir as melhores condições possíveis para a realização dos torneios, os processos de candidatura para as edições de 2030 e 2034 sejam conduzidos simultaneamente, com as associações membros da FIFA dos territórios da AFC e a OFC foi convidada a concorrer para sediar a Copa do Mundo FIFA 2034.

Últimas Notícias

Relacionados