A FIBA, órgão regulador mundial do basquete, anunciou nesta quarta-feira (13), a ampliação de seu acordo com a Genius Sports. A parceria, que agora se estenderá até 2035, visa proporcionar às ligas e federações nacionais em todo o mundo acesso às mais avançadas tecnologias de visão computacional e inteligência artificial (IA) da empresa.
A entidade destacou que a tecnologia da Genius Sports promete transformar completamente o ecossistema de dados e vídeos do basquete internacional. Ao oferecer uma solução unificada e conectada, o objetivo é automatizar e sincronizar a coleta de estatísticas em tempo real durante os jogos, juntamente com a produção de vídeos que incorporam rastreamento avançado de jogadores.
O sistema óptico da Genius Sports foi especificamente treinado para interpretar e compreender partidas ao vivo, possibilitando a previsão de resultados em tempo real. Isso se traduzirá na transformação de dados brutos e vídeos ao vivo em insights de jogo valiosos e prontamente aplicáveis.
A FIBA anunciou a introdução do primeiro sistema automatizado de rastreamento de jogadores com tecnologia de IA. Concedendo às Ligas e Federações Nacionais um recurso inovador. Além disso, a tecnologia avançada oferecerá acesso a um conjunto abrangente de ferramentas de coaching e análises de ponta, arbitragem automatizada e ferramentas para aprimorar a experiência de transmissão.
Parceria de Longa Data
Desde 2004, a parceria entre Genius Sports e FIBA tem desempenhado um papel crucial ao fornecer o FIBA LiveStats e o FIBA Organizer a mais de 200 ligas e federações nacionais em todo o mundo. Essas ferramentas têm sido fundamentais para a coleta de estatísticas oficiais jogada a jogada, impulsionando a transformação digital em todos os níveis do esporte. Até o momento, o FIBA LiveStats registrou dados completos de pontuação de mais de um milhão de jogos de basquete, permanecendo disponível para a Família FIBA.
Sob os termos do novo acordo, a Genius Sports não apenas se mantém como parceira de captura e produção de vídeo, mas também foi designada como Oficial de Dados e Dados Oficiais da FIBA, além de assumir o papel de Comitê Oficial de Inovação e Produção do órgão governamental. Esta parceria como provedora oficial de serviços de tecnologia está firmada até 2035, marcando um compromisso de uma década com avanços tecnológicos no basquete internacional.
O secretário-geral da FIBA, Andreas Zagklis, comemorou a expansão do acordo com a Genius Sports, e destacou o longo histórico de parceria entre as duas: “Por quase 20 anos, a FIBA e a Genius Sports uniram forças no desenvolvimento das ferramentas mais inovadoras para ligas e federações nacionais em todos os níveis de basquete”, disse.
“Através desta solução automatizada, nosso objetivo é ajudar as Federações e Ligas Nacionais a aumentar seu alcance e receita e, ao mesmo tempo, reduzir custos. Estamos muito satisfeitos em expandir nossa parceria com a Genius Sports para atingir esse objetivo e equipar a Família FIBA com o primeiro acesso a esta tecnologia de ponta no basquete”, afirmou.
O CEO da Genius Sports, Mark Locke, também comentou a ampliação do acordo com a FIBA: “Estamos entusiasmados em expandir nossa parceria histórica com a FIBA, equipando Ligas e Federações Nacionais com tecnologia de ponta para transformar a forma como seus fãs, treinadores, dirigentes, emissoras e patrocinadores interagem com dados e vídeos ao vivo”.
“Alimentados por nosso sistema exclusivo baseado em IA, ligas e federações nacionais em todos os níveis de basquete serão capazes de automatizar a coleta de dados e vídeos e utilizar dados de rastreamento de jogadores e equipes da mais alta qualidade”, concluiu.
Sobre a Genius Sports
Genius Sports é uma empresa de dados, tecnologia e transmissão que alimenta o ecossistema global que conecta esportes, apostas e mídia. A tecnologia é usada em mais de 150 países em todo o mundo, incluindo mais de 400 organizações esportivas, incluindo muitas das maiores ligas e federações do mundo, como NFL, EPL, FIBA, NCAA, NASCAR, AFA e Liga MX.