Na Itália, uma multa de 1,35 milhão de euros foi aplicada à Twitter International Unlimited Company, proprietária da plataforma de mídia social X, pela Autoridade de Concorrência e Garantia de Mercado da Itália (Agcom), por violar a proibição de publicidade de jogos de apostas.
A decisão foi tomada durante uma reunião em 6 de março e posteriormente divulgada em nota pela Agcom. A agência identificou nove violações em nove contas diferentes, todas autenticadas com o selo azul de autenticidade da plataforma. Essas violações envolveram a divulgação de conteúdos publicitários de sites que oferecem jogos e apostas com prêmios em dinheiro.
Durante a investigação, a plataforma excluiu apenas sete das contas identificadas, enquanto as outras duas tiveram o acesso inibido por ordem da Agcom. Além disso, o órgão determinou a exclusão de outros conteúdos similares.
Esta não é a primeira vez que a Itália toma medidas contra a publicidade de apostas esportivas. Diversas plataformas já receberam multas, incluindo;
- Meta, multada em 5,58 milhões e 750 mil euros.
- YouTube, que recebeu multas de 750 mil e 450 mil euros
- Google, multado em 2,25 milhões de euros
- Twitch, multada em 900 mil euros
Plataformas de mídias sociais são rigorosamente monitoradas
Embora as apostas esportivas sejam legalizadas na Itália, a publicidade em plataformas como X e redes sociais é rigorosamente monitorada. O país possui um sistema regulatório para jogos que permite essas atividades de forma legal, mas as empresas devem obedecer às leis e regulamentações estabelecidas pelas autoridades competentes.
As autoridades italianas fiscalizam rigorosamente a publicidade de jogos de apostas no X, YouTube, Meta e outras redes sociais, mesmo que não sejam proibidas. Essas restrições têm como objetivo proteger os consumidores e prevenir problemas relacionados ao jogo excessivo.