O Conar anunciou nesta última sexta-feira (24) as primeiras empresas do segmento de apostas esportivas a se associarem à entidade. As primeiras Casas de Apostas associadas foram a Betano, Caesar’s e Rei do Pitaco.
O presidente do Conar, Sergio Pompilio, afirmou que a adesão das empresas de apostas demonstra a rápida maturidade e compromisso do setor com os consumidores:
“A adesão formal das empresas de bet às normas éticas praticadas pelo Conar é um sinal especialmente positivo, demonstrando a rápida maturidade e compromisso deste importante segmento anunciante com os consumidores, por meio de publicidade responsável”, disse Pompilio.
Em 2023, foi firmado um convênio entre o Conar e as entidades representativas de anunciantes do segmento, a ANJL e o IBJR. O acordo prevê um ciclo completo de autorregulamentação da publicidade de apostas, por meio do estabelecimento de um capítulo de regras de autorregulamentação, ações de divulgação para ampliar o conhecimento e a adesão às regras, o manejo de queixas de consumidores, o monitoramento e a análise de questionamentos dos anúncios pelo Conselho de Ética do Conar.
Segundo o Conar, estão previstas, ainda, as etapas de avaliação do nível de conformidade às regras, bem como o permanente contato e cooperação com a autoridade reguladora da atividade.
A Lei nº 14.790 de 2023, que regulamentou o setor de apostas esportivas e cassinos online no país, incentiva a autorregulamentação da publicidade do segmento, afirmou o Conar. “Foi um reconhecimento da autoridade a esta importante conquista da publicidade brasileira, que data dos anos 1970″, disse Pompilio.
“O Conar fez a sua parte, com a edição do Anexo “X” do Código, tão logo a legislação entrou em vigor. O texto, elaborado em tempo recorde, trouxe de forma simplificada todos os padrões e melhores práticas adotadas internacionalmente”, acrescentou Pompilio.
As empresas Big Brazil (Caesar’s), Kaizen Gaming Brasil (Betano) e MMD Tecnologia, Entretenimento e Marketing (Rei do Pitaco) são as pioneiras no segmento que passam a integrar o Conar, ao lado das entidades e das principais empresas do setor publicitário.
Fonte: Conar