A senadora Soraya Thronicke (União-MS), relatora da CPI das Bets, afirmou que quatro parlamentares já pediram para que ela desista da convocação do cantor Gusttavo Lima para depor na comissão. A declaração foi feita em entrevista à CNN Brasil.
A relatora da CPI das Bets não revelou os nomes dos parlamentares que pediram a retirada do cantor da lista de convidados a depor no Senado.
De acordo com Soraya, os argumentos dos colegas, que pedem o cancelamento da oitiva do artista, variam. Alguns afirmam que ele não é mais dono da empresa investigada, e que é “pessoa simples, do bem e incrível”, segundo relata a senadora.
Outros disseram que insistir na oitiva poderia ser “perigoso”, por conta da quantidade de pessoas que acompanham o cantor.
Soraya Thronicke, no entanto, afirma que nenhum dos argumentos faz com se “abale” ou desista da convocação.
“Não vou abrir mão de ouvir absolutamente ninguém, e com ele [Gusttavo Lima] não seria diferente. Se ele vendeu a empresa, deve responder até esse momento. E, também, quem não deve, não teme. Seria uma excelente oportunidade para ele mostrar a idoneidade que diz ter. Ele será muito bem tratado e todas as prerrogativas serão respeitadas independente de habeas corpus”, reforçou Soraya, que diz ter dado essa resposta aos parlamentares que a estariam pressionando.
O cantor sertanejo Gusttavo Lima é um dos nomes na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito, da qual Thronicke é relatora. A CPI investiga a crescente influência dos jogos virtuais de apostas on-line no orçamento das famílias brasileiras, além da possível associação com organizações criminosas envolvidas em lavagem de dinheiro.
A convocação de Gusttavo Lima para depor foi aprovada no ano passado. Na época, o cantor estava sendo investigado por lavagem de dinheiro e associação criminosa no contexto dos jogos ilegais.
Entretanto, a juíza Andréa Calado da Cruz, da primeira instância do Tribunal de Justiça de Pernambuco, arquivou, no dia 9 de janeiro, parte do inquérito da Operação Integration, que investiga o cantor Gusttavo Lima e os donos da ‘Vai de Bet’. O Ministério Público de Pernambuco pediu o arquivamento, em dezembro de 2024, após a falta de elementos suficientes para uma denúncia.
Embora a data para o depoimento ainda não tenha sido marcada, Gusttavo Lima será obrigado a comparecer, salvo decisão contrária do Supremo Tribunal Federal (STF) que o desobrigue.
Fonte: CNN Brasil