A Diretora-Presidente da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), Luiza Martins, e a assessora jurídica Silvia Bezerra, realizaram uma visita institucional à sede da Lottopar, em Curitiba, com o objetivo de conhecer o modelo de criação e operacionalização da autarquia paranaense, visto que a CearaPar estuda a implementação de uma loteria estadual no Ceará.
Vinculada à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz/CE), a CearaPar é responsável pela gestão de ativos do Estado e suas entidades. Durante a visita, a comitiva teve acesso à plataforma de monitoramento da Lottopar, que assegura transparência e segurança nas operações, além de acompanhar a rastreabilidade dos meios de pagamento utilizados no sistema. Também foram analisados pontos de venda dedicados e não dedicados para avaliar a infraestrutura necessária para a operação eficiente de uma loteria estadual.
Outro ponto abordado foi a estrutura de laboratórios de teste e certificação credenciados pela Lottopar, essenciais para garantir a conformidade dos sistemas lotéricos com normas regulatórias e padrões de segurança exigidos pelo mercado.

O Diretor de Operações da Lottopar, Fabio Veiga, destacou a importância da troca de conhecimento entre as instituições e enfatizou a iminente elaboração de um termo de cooperação entre a CearaPar e a Lottopar. “Estamos totalmente abertos para contribuir com o fortalecimento das loterias estaduais no Brasil. A experiência da Lottopar pode servir como referência para estados que buscam implementar um modelo sustentável e eficiente”, afirmou Veiga.
A Diretora-Presidente da CearaPar, Luiza Martins, enfatizou que “a nossa visita ao estado do Paraná para conhecer, principalmente, a experiência da exploração dos serviços lotéricos pelo estado foi de fundamental importância para a estruturação desses serviços no estado do Ceará. Confirmamos que o Paraná é paradigma que deve ser seguido, pois faz a gestão desses serviços com seriedade, transparência e confiabilidade, adotando as melhores práticas de outros países e construindo, de modo pioneiro no Brasil, um arcabouço legal e tecnológico que vai ajudar os outros estados brasileiros”.
A CearaPar segue avançando nos estudos para a implementação da loteria estadual, com o compromisso de adotar as melhores práticas do setor e assegurar que a iniciativa contribua para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará.