São Paulo rescinde contrato de R$ 45 milhões com a Viva Sorte

O São Paulo Futebol Clube encerrou seu contrato de patrocínio, avaliado em R$ 45 milhões, com a Viva Sorte. O time entrou em campo contra o Santos sem a marca no uniforme neste domingo (20). A empresa também não está mais listada na área de patrocinadores e parceiros do site do clube. As causas do rompimento não foram esclarecidas oficialmente, revela reportagem do Poder360.

O acordo entre São Paulo e Viva Sorte foi formalizado em agosto de 2024, com a marca exibida nos ombros da camisa tricolor. O contrato já havia rendido R$ 7,8 milhões ao clube até o final de 2024, valor pago pela empresa para garantir o espaço até dezembro do ano passado.

Para 2025 e 2026, o acordo previa pagamentos de R$ 18,6 milhões por ano, em parcelas mensais de R$ 1,6 milhão. Com o fim do contrato, o São Paulo deixa de receber aproximadamente R$ 37,2 milhões nos próximos 2 anos.

A marca da Viva Sorte estreou no uniforme do São Paulo em um jogo contra o Flamengo, em 3 de agosto de 2024, ainda como um acordo pontual. Na época, o clube paulista destacou que o patrocínio o colocava entre os 3 times que mais arrecadam com exposição de marcas no uniforme no futebol brasileiro.

A Viva Sorte Capitalização se envolveu em uma controvérsia em janeiro de 2025 ao lançar sua própria casa de apostas, a Viva Sorte Bet. O problema surgiu porque diversos clubes patrocinados pela empresa de capitalização já possuem contratos de exclusividade no setor de apostas com outras marcas, que entraram em contato com os times exigindo explicações ou rescisão dos contratos. Foi o caso da Superbet, patrocinadora máster do São Paulo.

Como tentativa de solucionar o impasse, a Viva Sorte Capitalização chegou a modificar as marcas expostas nos uniformes para variações como “Viva Tricolor” e “Viva Timão”, buscando separar sua identidade visual da nova casa de apostas.

Além do São Paulo, a Viva Sorte Capitalização mantém contratos ativos com Vasco, Santos, Corinthians, Fortaleza, Ceará e Sport. Nesses casos, a empresa estampa sua marca em espaços secundários do uniforme, como mangas e shorts, e os contratos não fazem referência à operação de apostas da companhia.

A empresa também patrocina o Santos com naming rights da Vila Belmiro, renomeada para “Vila Viva Sorte” em um acordo de R$ 15 milhões anuais por 10 anos. Até o momento, não há informações sobre a situação contratual entre a Viva Sorte e esses outros clubes após o ocorrido com o São Paulo. Como bet, a Viva Sorte patrocina o Bahia (máster) e o Goiás.

Em nota, o São Paulo disse que o clube “adotará as medidas necessárias para preservar seus interesses e implementar seus direitos decorrentes do fim da parceria”.

Leia a íntegra da nota do São Paulo Futebol Clube:

“O São Paulo Futebol Clube informa que o contrato de patrocínio com a empresa Viva Sorte, que estampa nos uniformes do Clube a marca ‘Viva Tricolor’, está rescindido a partir de hoje (17/4). Como efeitos imediatos, a marca deixará de ser veiculada na camisa do Clube, bem como será cessada a exploração de outras propriedades cedidas, que eram objeto da relação. O SPFC adotará as medidas necessárias para preservar seus interesses e implementar seus direitos decorrentes do fim da parceria”.

Fonte: Poder360

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