Do amador à elite: conheça os seis passos para se tornar um atleta de poker profissional

Muitos praticantes de poker já se perguntaram se é possível deixar o hobby de lado e transformar a paixão pela modalidade em uma profissão. Com o recente reconhecimento como um esporte da mente — oficializado pela World Poker Federation (WPF) e chancelado pela International Mind Sports Association (IMSA) —, o poker ganha cada vez mais legitimidade e oportunidades de crescimento. Diante desse cenário promissor, especialistas compartilham dicas valiosas para quem deseja trilhar o caminho do profissionalismo e se destacar no universo competitivo.

“Com a popularização do poker, é necessário que as pessoas conheçam mais da modalidade e o que ela exige. Como todo esporte, é preciso se dedicar para atingir um nível de excelência. Por isso, é necessário uma soma de fatores, como estudo, prática, estratégia, entre outros, para conseguir trilhar uma trajetória de sucesso”, destaca Leonardo Cavarge, CEO da WPF.

Abaixo, confira os seis passos que podem ajudar a se profissionalizar no mundo do poker:

Estudar o jogo

A base para atingir a excelência em um esporte é o amplo conhecimento do jogo. É preciso, portanto, estudar diversas estratégias, mãos e, principalmente, métodos de análise. Entender como a modalidade funciona e suas fases, acompanhar blogs, podcasts e influenciadores é uma ótima maneira de conhecer a elite do esporte. Dentre as opções, há o H2 School, plataforma que oferece cursos sobre poker de maneira gratuita e online.

Participação em campeonatos

Após os estudos, é necessária a prática para se aperfeiçoar. Atualmente, há diversas opções para quem deseja se aventurar no mundo do poker, principalmente online, com várias alternativas para praticar, como a PokerStars, GGPoker, Suprema Poker e CoinPoker.

É importante se desafiar todos os dias com novos oponentes, o que é muito prático no ambiente virtual. Após ganhar confiança com os torneios online, é possível partir para as mesas presenciais, que exigem uma complexidade um pouco maior do jogo.

Participação em campeonatos

É fundamental estar inserido no cenário competitivo do poker, ainda que em campeonatos menores, pois é uma forma de começar a ser reconhecido. A competição também se torna um pilar para a construção de autocontrole e fortalecimento psicológico, o que, para o atleta, é de extrema importância.

“O cenário competitivo de poker requer habilidades semelhantes às de outros esportes, como controle emocional, estratégia e disciplina. O profissionalismo necessário para um atleta de alto rendimento é sempre o mesmo, seja no futebol, automobilismo ou qualquer outro esporte. A emoção e a adrenalina de competir no futebol, por exemplo, é algo que consigo sentir jogando poker também”, completa Mario Mosböck, ex-jogador de futebol austríaco e embaixador da CoinPoker.

Administração de Bankroll

Para a profissionalização, é necessário ter consciência do quanto se pode gastar, ou seja, traçar uma estratégia de bankroll, que significa criar e administrar uma reserva financeira exclusiva para o jogo, trazendo segurança para que, mesmo se todo o montante for perdido, isso não traga prejuízos para a vida pessoal do usuário.

Um atleta de poker pode terminar seu dia com menos dinheiro do que quando iniciou. Um bom profissional deve saber quando investir em um jogo e quando retirar-se de uma mesa.

Networking

O Poker é um dos esportes mais abrangentes do mundo. Há jogadores em todos os setores da sociedade, independente do cargo ou classe social. Por isso, quanto mais pessoas o atleta conhecer ao longo de sua trajetória, maior a troca de experiências, reconhecimento e, consequentemente, evolução na modalidade.

Além disso, conhecer diversos jogadores também ajuda a aumentar o leque de possibilidades para a participação em torneios, uma vez que existem competições mais restritas.

Equiparação Financeira

O grande sinal de que um hobby tornou-se a sua profissão é o momento em que ele começa a trazer retorno financeiro. É a partir daí que surge a possibilidade de fazer do poker uma carreira. Para chegar a essa etapa, no entanto, é necessário seguir estritamente as outras. Tornar-se profissional em qualquer esporte, não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

No caso do poker, habilidades específicas precisam ser desenvolvidas para que isso vire uma realidade, além da consciência na hora de jogar e controle de bankroll, para garantir que isso está sendo feito de maneira saudável.

“Como em todo investimento, existem riscos. Por isso, é preciso entender bem o jogo, praticar e ter autocrítica para saber se é possível fazer do poker uma carreira. Seguindo esses passos, o processo se torna seguro e surge a possibilidade de construir uma trajetória de sucesso”, comenta Leonardo Cavarge.

Últimas Notícias

Relacionados