O deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) defendeu a criação da Universidade Federal do Esporte (UFE), aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (10). Em entrevista à Rádio Câmara, o relator do projeto destacou que a instituição será um marco para o desenvolvimento da formação profissional e da pesquisa na área esportiva no Brasil.
Segundo o parlamentar, a universidade pública, que terá sede em Brasília, vai contribuir para a capacitação de gestores, o fortalecimento de políticas públicas e o incentivo à inovação no esporte.
“A gente precisa capacitar os nossos gestores porque muitas vezes falta essa base técnica, o conhecimento que muitas vezes eles têm adquirido na prática, que é muito importante, mas precisamos ter também os conceitos principais, que isso só vem através da universidade”, disse Ribeiro.

Julio Cesar Ribeiro explicou que o financiamento da UFE deverá vir do Orçamento da União, além de convênios, parcerias e receitas próprias. Ele também destacou que recursos das apostas esportivas poderão compor parte do orçamento da nova instituição.
A universidade, que poderá começar a funcionar em 2027, terá como objetivos promover igualdade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência e combate à discriminação e à violência no esporte.
O relator ressaltou ainda que o projeto é resultado de um trabalho conjunto entre o Ministério do Esporte, o Ministério da Educação e parlamentares ligados ao setor esportivo.
“Não é um projeto eleitoreiro, mas sim um projeto que foi construído a várias mãos entre o Ministério da Educação, o Ministério do Esporte, pelo governo, e nós que somos representantes da área do esporte.”
A proposta, que cria a primeira universidade das Américas totalmente voltada ao esporte, segue agora para análise do Senado.