IAA lança projeto inédito de atendimento em grupo no Brasil para tratamento da ludopatia

Neste mês de setembro, o Instituto de Apoio ao Apostador vai iniciar um modelo de atendimento em grupo inédito no Brasil para jogadores compulsivos. O projeto, chamado de Jornada da Liberdade, surge como resposta à alta procura por tratamentos na instituição. Nos últimos dois meses, mais de 300 pessoas participaram das salas disponíveis e os atendimentos já passaram de 3 mil em 2025, o que motivou a criação da nova sessão.

“Com os grupos terapêuticos, reafirmamos a missão do IAA de transformar o cuidado em uma experiência acessível e qualificada. Diante da falta de canais especializados no tema, nosso propósito é garantir que cada participante encontre, no acolhimento coletivo e na orientação profissional, uma chance para recomeçar”, destaca Daya Pimentel, Diretora do Instituto.

A iniciativa aposta em um diferencial inédito no país: a combinação de saúde mental com apoio financeiro em um mesmo percurso de acompanhamento especializado. Isso será estruturado através de encontros semanais temáticos com um formato de jornada fechada e intimista.

De acordo com o IAA, a nova sala de apoio pretende unir pessoas em diferentes estágios do processo de recuperação. O incentivo à troca de experiências entre quem está iniciando a jornada com quem já está no processo de superação é essencial para dar mais sensação de pertencimento e fortalecimento coletivo.

Foto: Divulgação

Dessa forma, o novo projeto contará com a mediação das psicólogas Aline Esteves e Marina Tavares, além do gestor financeiro Márcio K. Ribeiro. As participações dos profissionais do IAA serão divididas entre si de acordo com a temática de cada sessão.

“O tratamento da ludopatia vai além da força de vontade individual; ele passa pela troca, pelo afeto e pelo suporte de quem entende o peso dessa caminhada. A iniciativa é uma contribuição poderosa para devolver dignidade, esperança e novas perspectivas a todos que se encontram aprisionados pelo jogo”, destaca a psicóloga Aline Esteves.

O lançamento do projeto representa um movimento pioneiro do Instituto de Apoio ao Apostador como primeira instituição no Brasil a integrar saúde mental e educação financeira em um mesmo percurso de cuidado. A entidade também é precursora da prevenção e tratamento especializado da ludopatia no país.

Este e outros projetos do IAA são viabilizados por meio de parcerias estratégicas com empresas e organizações comprometidas em reduzir os impactos sociais da ludopatia. Esse modelo de apoio amplia o alcance das iniciativas e garante que cada vez mais pessoas tenham acesso a tratamento especializado, gratuito ou com valor social, em todo o Brasil.

Sobre o Instituto de Apoio ao Apostador

O Instituto de Apoio ao Apostador é uma entidade especializada na prevenção e tratamento da ludopatia. O acolhimento é feito através de atendimentos individuais e grupos de apoio online, com apoio sigiloso e humanizado para apostadores compulsivos e familiares.

Com a missão de acolher, conscientizar e transformar, o IAA foi criado para dar suporte real a quem enfrenta essa luta que cresce a cada dia no Brasil. No último ano, foram realizados mais de 15 mil atendimentos.

A instituição ainda é responsável por oferecer apoio técnico para empresas do mercado de apostas a fim de garantir adequação às normas previstas em lei para proteção de jogadores. Esse suporte é feito através de treinamentos, workshops e outros tipos de serviços.

O IAA também realiza campanhas educativas e compartilha materiais educativos com informações sobre os riscos do jogo compulsivo, os impactos financeiros na sociedade e no mercado corporativo e como ele afeta milhares de famílias no país.

Últimas Notícias

Relacionados