O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (28) que parte dos integrantes do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, apoia o governo na tributação das apostas esportivas online, as chamadas bets. Segundo o ministro, “a parte boa do PL” tem se mostrado favorável à intenção do governo federal de aumentar a tributação sobre o setor.
“Tem uma parte do PL que não dá nem para conversar, mas a parte boa do PL ela negocia correção de injustiça tributária, por exemplo. Tem uma parte do PL que é contra as bets pagarem pouco tributo, tem uma parte grande do PL que está com o governo nessa questão das bets”, disse o ministro na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.

O ministro afirmou que o partido não deve ser responsabilizado pela decisão do governo Bolsonaro de manter a isenção das bets por quatro anos. “Não é verdade que todo o PL é a favor do que o governo anterior fez de manter a isenção de bets por quatro anos. Uma parte grande do PL até se rebelou contra o governo Bolsonaro em virtude do tratamento privilegiado que nem hospital tem”, avaliou.
Haddad ressaltou ainda que integrantes do PL têm apoiado o governo em outras pautas voltadas à correção de desigualdades tributárias.
Após a caducidade da Medida Provisória (MP) que tratava do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o governo decidiu reenviar as propostas por meio de projetos de lei. Entre eles, está o texto que trata da tributação das bets, tema que ainda deve enfrentar resistência entre alguns parlamentares no Congresso.