COB realiza fórum para debater combate à manipulação de resultados no esporte

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoverá, no dia 12 de novembro, no Rio de Janeiro, o II Fórum do Esporte Seguro, com o objetivo de discutir estratégias para prevenir e combater a manipulação de resultados no esporte brasileiro. O encontro reunirá autoridades, dirigentes, atletas e especialistas do setor.

O evento será fechado ao público e contará apenas com convidados selecionados pelo COB. Segundo a entidade, o fórum busca promover um ambiente de diálogo entre os principais atores do esporte olímpico nacional, além de compartilhar experiências e boas práticas sobre integridade esportiva, políticas públicas e ações conjuntas de prevenção a fraudes.

“O combate à manipulação de resultados é uma prioridade para o esporte olímpico brasileiro. Este Fórum representa um passo importante para consolidarmos um ambiente esportivo mais ético, transparente e seguro para atletas, dirigentes e torcedores”, afirmou o diretor-geral do COB, Emanuel Rego.

Imagem: COB/Divulgação

Entre os participantes confirmados estão o secretário nacional de Apostas Esportivas do Ministério do Esporte, Giovanni Rocco Neto; a oficial de Políticas de Ética e Compliance do Comitê Olímpico Internacional (COI), Donata Taddia; o oficial de Integridade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Eduardo Gussem; além de representantes do COB, de organizações internacionais e especialistas em integridade esportiva.

A programação inclui palestras e rodas de conversa sobre monitoramento de resultados, prevenção de fraudes, educação de atletas e responsabilidade institucional.“A manipulação de resultados compromete a essência do esporte e prejudica a confiança de atletas, torcedores e patrocinadores. O Fórum representa uma oportunidade estratégica para a construção de medidas efetivas de prevenção”, afirma Sebastian Pereira, gerente executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura do COB.

Considerada uma das maiores ameaças à credibilidade esportiva, a manipulação de resultados afeta não apenas atletas e entidades, mas também torcedores, patrocinadores e toda a sociedade, destacou a entidade esportiva. O COB reforçou também que o evento pretende consolidar uma cultura de integridade, incentivando práticas que garantam um esporte mais limpo e responsável.

Últimas Notícias

Relacionados