Gambling Commission do Reino Unido multa empresa por falhas em combate à lavagem de dinheiro e jogo responsável

A Gambling Commission do Reino Unido anunciou, nesta quinta-feira (20), a aplicação de uma multa de £650 mil (cerca de R$ 4,5 milhões) à empresa Videoslots Limited, após uma investigação da Comissão Europeia revelar falhas nas normas de combate à lavagem de dinheiro (AML) e de responsabilidade social.

De acordo com a UKGC, os sistemas de monitoramento da empresa não detectavam adequadamente comportamentos de risco entre os jogadores. Em diversos casos, clientes ultrapassaram seus limites mensais de depósito e perderam milhares de libras em poucos dias, sem qualquer intervenção da operadora.

As falhas também envolveram deficiências nos controles de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (AML/CTF). Um dos casos apontados revelou que um cliente movimentou mais de £75 mil em apenas 16 dias, utilizando vouchers digitais pré-pagos e transferindo os valores para várias contas bancárias — sem que houvesse verificação adequada da origem dos fundos.

Reino Unido
Foto: AP Photo/Frank Augstein

O diretor de Fiscalização da Comissão, John Pierce, afirmou que os limites da empresa eram ineficazes e os controles “ não foram aplicados de acordo com os padrões que esperamos”. Segundo ele, houve dependência excessiva de algoritmos automáticos que não identificaram atividades suspeitas em tempo hábil. Pierce destacou ainda que métodos de pagamento anônimos, como vouchers digitais, exigem “controles rigorosos”.

“Além da multa e das medidas necessárias já tomadas pela Videoslots para atender às nossas conclusões, a operadora também deverá passar por uma auditoria independente, e acompanharemos de perto o resultado”, acrescentou.

A Comissão informou que continuará acompanhando a implementação das medidas corretivas e reforçou que operadores que utilizam sistemas de pagamento digitais devem comunicar imediatamente o uso desses métodos às autoridades, devido ao alto risco de lavagem de dinheiro e apostas irregulares.

Últimas Notícias

Relacionados