Loterias estaduais criam associação nacional para fortalecer o setor e promover jogo responsável

As loterias estaduais do Paraná, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso do Sul se uniram para criar a Associação das Loterias Estaduais do Brasil (ALEB), entidade que vai representar de forma unificada os interesses do setor. A formalização ocorreu na última semana, com participação da Lottopar, LEMG, Lotema e Loteria de Mato Grosso do Sul.

Segundo nota divulgada pela Lottopar, a nova entidade “nasce com a missão de representar, de maneira unificada e articulada, os interesses comuns das loterias estaduais e de contribuir para o fortalecimento, a defesa e o desenvolvimento do setor em âmbito nacional”.

Objetivos e atuação institucional

A Associação foi estruturada para atuar em diversas frentes estratégicas. Entre seus objetivos principais, destacam-se:

  • representar de forma integrada os interesses dos associados;
  • contribuir com a formulação, o aprimoramento e a consolidação de normas e políticas públicas relacionadas ao setor, especialmente no que se refere às competências dos estados;
  • apoiar ações voltadas à integridade, governança, compliance, responsabilidade social e promoção do jogo responsável;
  • fomentar o intercâmbio de experiências, informações, dados e boas práticas entre as loterias estaduais.

A ALEB busca, assim, fortalecer o ecossistema lotérico estadual, promovendo alinhamento institucional, qualificação técnica e integração entre seus membros.

Novas adesões

A adesão de novos membros será permitida, desde que respeitem o limite territorial das operações lotéricas, conforme determina a Constituição. O descumprimento dessa regra pode levar ao desligamento do associado.

De acordo com a ALEB, a exigência garante que todas as loterias associadas mantenham aderência plena ao entendimento constitucional segundo o qual os estados somente podem explorar loterias dentro de seus limites geográficos.

A associação é composta inicialmente por quatro membros fundadores: a Loteria do Estado do Maranhão (Lotema), representada por Cassiano Pereira Júnior; a Loteria do Estado de Minas Gerais (LEMG), representada por Onesimo Diniz Moreira; a Loteria do Estado de Mato Grosso do Sul, representada por Wilson Alonso Costa; e a Loteria do Estado do Paraná (Lottopar), representada por seu presidente, Daniel Romanowski.

Os dirigentes serão responsáveis por conduzir os primeiros trabalhos da entidade e articular a expansão da associação junto a outras loterias estaduais interessadas em integrar a ALEB.

Últimas Notícias

Relacionados