EFL alerta sobre impacto da proibição de patrocínio de empresas de apostas

A Liga Inglesa de Futebol (EFL) é a liga responsável pelos três níveis inferiores do futebol profissional na Inglaterra, abaixo da Premier League, e destaca que medida pode gerar impacto negativo de £40 milhões para o futebol inglês.

A retirada dos patrocínios de apostas esportivas do espaço master das camisas dos clubes da Premier League deve ser acordada. Atualmente, oito equipes tem contratos com marcas do setor na área mais nobre da camisa.

No entanto, a EFL alerta que a proibição poderá gerar um impacto negativo de £40 milhões por ano, evidenciando as consequências financeiras que tal medida poderia ter.

Segundo o jornal britânico ‘The Times’, os clubes da Premier League podem acordar em permitir apenas que empresas do setor de apostas esportivas patrocinem a manga da camisa, deixando o espaço mais nobre livre de publicidade.

Essa mudança, embora resulte em perda de receita, pode ser uma resposta à possibilidade de proibição completa da publicidade de jogos de azar caso os clubes não cooperem voluntariamente.

Um novo regulamento sobre patrocínios esportivos está sendo desenvolvido pelo governo, mas os ministros afirmaram que não incluirão o setor esportivo se os times concordarem com as medidas propostas.

Conforme relatado pelo “Times”, a possibilidade de retirada da publicidade master de empresas de apostas esportivas será discutida pelos clubes como uma medida preventiva antes que uma lei governamental possa proibir totalmente esse tipo de publicidade.

Acredita-se que um documento seja publicado em abril, assinado pelos clubes, para votação e ratificação na reunião programada para junho.

Posteriormente, seria solicitado um período de três anos para implementar a medida sem causar rupturas nos contratos existentes entre equipes e sites de apostas esportivas.


Impacto na Premier League

De acordo com o “Times”, um clube da primeira divisão teria uma redução de receita anual entre £5 e 10 milhões caso decidisse abandonar seu patrocinador de apostas.

Atualmente, sete dos vinte clubes da Premier League possuem empresas de apostas como patrocinadoras máster, sendo que os contratos de Fulham e Newcastle expiram ao final da temporada.

Os clubes com parceria são:

  • Newcastle (Fun88)
  • Brentford (Hollywoodbets)
  • Fulham (W88)
  • Leeds United (Sbotop)
  • West Ham (BetWay)
  • Bournemouth (Dafabet)
  • Southampton (Sportsbet.io)

Vale destacar que o Big Six, composto por Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal, Chelsea e Tottenham, não promove empresas de apostas no espaço principal.

A proibição de patrocínios de empresas de apostas já foi discutida em comitês da Câmara dos Lordes em 2020 e uma revisão do Gambling Act foi lançada em dezembro de 2020, sugerindo a proibição dos patrocínios a partir de 2023.

O Comitê de Prática de Publicidade (CAP) do Reino Unido anunciou planos para proibir anúncios de apostas com a imagem de celebridades do esporte e influenciadores em abril de 2020. A Liga Inglesa de Futebol (EFL) alertou que a medida poderia resultar em um impacto negativo de £40 milhões por ano.

É importante destacar que atualmente, Espanha e Itália já adotaram medidas semelhantes de proibição de patrocínios de empresas de apostas.

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