FIFA retira Mundial Sub-17 do Peru e sede fica indefinida

Entidade cita falta de garantias e de tempo hábil para país organizar torneio no fim do ano.

A FIFA anunciou, nesta segunda-feira, a retirada do Peru como país-sede do Mundial Sub-17. Apesar da decisão, o torneio, agora com local indefinido, permanece com as datas originais de disputa: de 10 de novembro a 2 de dezembro.

Segundo a entidade, o Peru não cumpriu os compromissos em relação a garantir a estrutura necessária para receber a competição. Faltando pouco mais de sete meses para o campeonato, não haveria mais tempo hábil para colocá-lo de pé no país.

Mundial Sub-17


Caso similar aconteceu em 2019. O Peru deveria ter sido a sede do Mundial Sub-17 daquele ano, mas a Federação Peruana de Futebol (FPF) acusou “não conseguir lograr a totalidade dos requisitos solicitados pela FIFA”. A entidade máxima do futebol mundial então passou o campeonato para o Brasil, que ganhou a disputa como anfitrião.

Esse é mais um problema recente que a FIFA enfrenta com seus torneios de base. No fim de março, a Indonésia foi removida como país-sede do Mundial Sub-20. Há uma proposta da Conmebol para que a Argentina assuma a competição, que começa no dia 20 de maio e termina em 11 de junho.

A América do Sul tem quatro vagas no Mundial Sub-17. Elas serão definidas pelo desempenho no Sul-Americano Sub-17, que está em andamento no Equador. O Brasil está entre os concorrentes à classificação.


Fonte: Globo (GE)

Últimas Notícias

Relacionados